quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Fez - A Capital Espiritual de Marrocos

Conforme ja tinha informado os leitores (2 ... não ... 1 porque ha pessoal de férias!) atentos (ou talvez não!) deste blog, no fim de semana de 11 e 12 de Agosto fui fazer uma visita a Fez.

Além de ir conhecer uma zona de Marrocos onde nunca tinha estado, o facto de ir ter com visitas que chegaram de Portugal e a perspectiva de um fim de semana diferente transformaram a 6a feira num dia bastante mais soft do que o normal ...

Vou vos deixar com algumas informações sobre Fez, que tirei daqui, complementadas pelas informações que recolhi in loco.

Fez ou Fés é a terceira maior cidade de Marrocos, logo atras de Casablanca e Rabat e tem actualmente uma população de cerca de 1,4 milhões de habitatantes. E uma das quatro cidades imperais de Marrocos, conjuntamente com Méknes, Rabat e Marrakech.
A sua medina, onde habitam actualmente cerca de 250 mil pessoas, foi classificada pela UNESCO como local a proteger.E considerada a maior medina do mundo e não é aconselhavél aventuras no seu interior sem a companhia de um guia. E um autêntico labirinto !!!!


Vista da Medina de Fez

A cidade foi fundada em 789 por Idriss I, tendo a sua instalação sido concluida em 808 por Idriss II, cujo Mausoléu se encontra bem no centro da medina e constitui um lugar de peregrenição obrigatorio para os habitantes da região.


Tecto do Mausoléu do Fundador (tirada da porta!)

A universidade corânica Quaraouiyine, fundada em 859, bem no coração da medina de Fez, é considerada a universidade mais antiga do mundo. Na origem da sua fundação esta uma mulher, Oum Al Banine Fatima Al Fihriya, herdeira de uma das familias mais ricas de Fez, descendente dos kairouanais, conjunto de cerca de 2000 familias originarias de Kairouan (Tunisia) que se instalaram em Fez apos uma fuga da sua terra de origem devido a perseguições religiosas.

No que se refere a atracções turisticas, a medina é, obviamente, a primeira.
Ai podemos encontrar as fabricas de curtumes, onde é possivel observar todo o processo de tratamento das pele até à fabricação do mais diversos artigos.


Fabrica de Curtumes - Zona da Tinturaria

Os famosos bordados de Fez ainda hoje artesanais e que têm a caracteristica unica serem iguais dos dois lados da peça.
As tecelagens onde se podem ver peças feitas de seda, algodão e lã com um conjunto de cores fabulosos.

Fora da medina pode-se visitar as fabricas de cêramica, com as peças em argila cinzenta e pintadas com o azul unico da região de Fez.

Por todas as razões, principalmente por ter sido o meu primeiro "verdadeiro" turismo em Marrocos achei tudo fantastico e diverti me muito ...

Agora espero que o pessoal da empresa em Portugal continue sem ler este blog ... se não qualquer dia começam a achar que me estão a pagar de mais para andar de passeio !!! Não tinha mesmo graça nenhuma !!!!

Ainda tenho muito para contar sobre o passeio em Fez, mas tempo não vai faltar concerteza ...

Sem comentários: