terça-feira, 25 de setembro de 2007

O Ramadão

Desde o dia 14 de Setembro que Marrocos entrou no periodo do Ramadão.
O Ramadão corresponde ao nono mês do calendario islâmico. Durante este mês os crentes da religião muçulmana praticam o jejum. Não ingerem qualquer tipo de alimento ou bebida desde que o sol nasce até que se põe. O jejum também se aplica ao fumo e às relações sexuais.
O jejum cumprido neste mês constitui um dos cinco pilares da religião islâmica. Os outros quatro são :
  • recitação e aceitação do credo (Chahada ou Shahada);
  • orar cinco vezes ao longo do dia (Salat ou Salah);
  • pagar dádivas rituais (Zakat ou Zakah);
  • fazer a peregrinação a Meca (Hajj ou Haj).

Como o calendario islâmico é lunar, apenas no dia 12 foi confirmada, por meio de decreto real a data de inicio do Ramadão. Ao que sei, na Turquia começou no dia 13 e na Indonésia no dia 12 ... é de luas !!! ; - )

E claro que ja se sabia que, mais coisa menos coisa, o inicio estava proximo ... como tal verificou se uma corrida aos géneros alimenticios nos supermercados e souks que é uma coisa completamente indiscritivel ... ha 2 semanas atras não havia açucar no supermercado !!!

Ja me tinham dito que no mês do Ramadão as finanças familiares ficam completamente de rastos ... estranho tendo em atenção que comem menos vezes ....

O problema é que a partir do momento em que se pode comer (por volta das 19 horas) as familias juntam-se à volta da semana e a refeição é rica (tendo em atenção as posses de cada familia, obviamente!) ... é pensarem que eles fazem uma espécie de ceia de Natal em todos os dias do Ramadão ... muitos doces à base de amêndoas e nozes, muitos frutos secos ... enfim ... tudo o que de melhor eles conseguem pôr na mesa!

E arrepiante ver os supermercados e praças cheios de gente ... por volta das 16 horas "atacam" literalmente e compram tudo ... imaginem o que é estar o dia inteiro sem comer e irem para um supermercado !!! So visto !!!

Não é de espantar que as "mercadorias" entregues nas lojas do prego (que por aqui são mato!) aumentem exponencialmente no final do Ramadão ...

Sem comentários: