sábado, 29 de setembro de 2007

Jantar Tradicional Marroquino

A passada quinta feira (27/09) foi um dia assim a modos que para o complicado ...

Reunião com o pessoal do Dono de Obra, que nesta altura do ano insistem em marcar reuniões para as 11 da manhã ... assim a coisa estende-se até as tantas e eles até se esquecem do almoço ...
E claro que eu sou uma moça prevenida e antes de eles chegarem comi uma sandocha que tinha feito de manhã ... assim ja estava com o estômago forrado e a coisa aguentava-se melhor !!!

A reunião até correu melhor do que eu esperava e acabou por volta das 2 da tarde. Pacifico em termos de alimentação ... o resto da tarde foi passado a tratar de papéis e assuntos que ficaram para resolver na sequência da reunião.

Exactamente às 18h:19 tocou o sino da mesquita a informar que o jejum diario tinha acabado ... ao contrario do que é costume, ou seja, em vez de ignorar o assunto e continuar a trabalhar até às tantas, desliguei o meu computador, arrumei a minha secretaria e preparei me para ir um jantar especial ...

Tive o prazer de ser convidada para um jantar em casa de uma familia marroquina (ou melhor, semi ... ;-) ).

Segundo me informaram, festejava se naquela noite o dia 15 do Ramadão (la moitié du Ramadan ). Percebi que actualmente ja não é uma data muito celebrada, mas tradicionalmente era um jantar "especial" com mais iguarias que os jantares normais de Ramadão ...

A verdade é que para mim foi um jantar bem especial. Não so pela comida que estava deliciosa mas também pelas companhias e pela conversa que decorreu fluentemente nas três linguas representadas à mesa : português (4), francês e arabe (3).

Para vos deixar um bocadinho invejosos e de agua na boca vou-vos descrever a ementa do jantar:
- em primeiro lugar uma sopa harira (uma especie - mal aparentada - de sopa da pedra que leva carne, grão, lentilhas e muito muito colorau) acompanhada de uma série de folhados tipicos marroquinos, entre os quais destaco a pastilha (pastel em formato de chamuça feito com uma massa folhada muito muito fininha e recheado com uma mistura de frango e especiarias fantastica);
- a seguir bebemos um belo cha de menta acompanhado com diversos bolinhos secos (de amêndoa, chocolate e outras coisas muito doces), tâmaras e uns doces tipicos do ramadão chamados Chabakia de que eu vos deixo uma foto em baixo;
- e quando eu pensava que ja estavamos prontos para acabar, aparece na mesa um cuscus de carne de vaca fantastico coberto com um molho doce com passas e grão ... pelo que me disseram é uma receita tipica da zona de Meknes
-para terminar um belo café servido em serviço com o simbolo da Delta para matar saudades de casa!

Como ja disse a comida estava excelente e o jantar foi muito muito agradavel ...


Sem comentários: