sábado, 29 de setembro de 2007

Refeições em pleno Ramadão

Conforme ja disse por aqui esta tudo em jejum ... durante o dia ninguém come ou bebe o que quer que seja!

Devo confessar que sou uma privilegiada ... ao contrario das restantes zonas onde os tugas da empresa trabalham, aqui em Asilah o Ramadão é bem soft.
Dos restaurantes que normalmente frequentamos apenas um se encontra fechado. Os restantes abrem para almoços e jantares como se nada fosse ... este facto aliado ao facto de morar ao lado do escritorio tem feito com que o Ramadão para mim seja algo "estranho" mas que não tem quaisquer implicações no meu dia a dia.

Esta realidade (restaurantes abertos todo o dia) não é comum ao resto do territorio ... mesmo em Casablanca existem apenas 2 ou 3 restaurantes abertos. Acho que esta peculariedade de Asilah (que se estende a toda a região de Tanger) se deve ao facto de o Ramadão este ano ter calhado em Setembro.
Nesta altura, com os emigrantes marroquinos todos de volta aos seus paises de acolhimento, Asilah enche-se de turistas ocidentais, mais propriamente espanhois ... é vê los a circular pela cidade, em grupos bastante variados .... ha os grupos de jovens com o seu melhor jamaican style, os grupos de casais idosos, os grupos de espanholas quarentonas ... enfim ... uma panoplia de potenciais clientes que "obrigam" os estabelecimentos de restauração a ficar abertos ... melhor para os tugas que por aqui andam a bulir!!!!

Mas tenho que vos confessar que me faz um bocadinho de aflição ... ir a um restaurante, pedir qualquer coisa para o almoço, e saber que a pessoa que nos esta a servir não come nada desde as 6 da manhã e assim vai continuar até às 6 e meia da tarde (+/-), faz me um bocadito de confusão ... mas acho que so nos resta seguir a vida normal ja que qualquer conversa com um marroquino sobre o assunto resulta sempre em ficarmos a achar que somos tolos em não perceber o porque de fazer o jejum ...

Sem comentários: