quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Petiscos

Desde que vim para Marrocos comecei a desenvolver uma especial simpatia por algumas imagens da minha infância/adolescência. Uma dessas imagens é das férias de Verão passadas na terra dos meus avos paternos (algures no coração da Beira Baixa) e da partida da aldeia dos emigrantes (em França, Alemanha, Suiça ...) com os seus bons carros carregados de coisas tão comezinhas como batatas, garrafões de azeite, bacalhau e afins ...

Dizer que por aqui a comida não presta é mentira ... pelo menos para alguém que, como eu, não é muito "mau de boca" (se a minha mãe ler isto é capaz de torcer o nariz ;-) ). O peixe é muito bom e fresco, a carne de vaca é de uma qualidade fora do comum, o borrego é muito bom seja qual for a forma em que seja cozinhado, os produtos lacteos são excelentes e a variedade de queijos (influência dos antigos colonos) é enorme ...

Apesar disto tudo ... dou comigo a trazer géneros alimenticios de cada vez que vou a Portugal !!! Qual emigrante "franciu" das décadas de 70/80 tenho trazido de tudo um pouco ... em Setembro foram 3,5 kg de bacalhau ... em Agosto tinham sido umas morcelas, farinheiras, chouriços e paios alentejanos ... e agora foram 4 queijinhos de ovelha de Estremoz, 1,5 kg de castanhas (?!?) e um pacote de café Delta !!!!

Ok, queijo hà muito e bom mas queijo de ovelha curado do Alentejo : não ha !!!

Bacalhau ... sem comentarios ... o que sabe bem fazer umas pataniscas de bacalhau com arroz de feijão e morcela para o jantar de domingo ...

Enchidos ... bom ... até agora a unica carne de porco comestivel que encontrei foram uns cubitos de bacon espanhol no supermercado ...

E o café ... o café não é mau ... mas existe la coisa melhor do que um cafézinho Delta Lote Timor ?!?!?

Resumindo um post que ja vai longo e que se calhar pouco sentido fez até agora : a comida daqui é boa ... mas deixem me la continuar a trazer uns petiscos de casa ... porque não ha melhor forma de terminar um dia de domingo normalmente chato e deprimente do que com uma refeição "tipicamente" portuguesa recheada desses bons sabores em que a nossa gastronomia é rainha !!!!

12 comentários:

Unknown disse...

Como eu compreendo essa necessidade de estarmos aqui rodeados de sabores que nos lembram o nosso país e a nossa casa.

Anónimo disse...

Ola Silvia!
Eh pa penso que no Marjan de Rabat arranja-se bacalhau! E vinho do Douro! Tinto e saboroso.. :) Bom apetite...
MT
tlem@uevora.pt

SM disse...

Pois é Helenita ...

Estar rodeado dos sabores de casa é qualquer coisa que reconforta e mata um pouco as saudades !!!

E se elas são grandes ...

SM disse...

Ola MT !!!

Bom ... o Marjane de Tanger é o meu local de abastecimento obrigatorio !!! Sabado a seguir ao almoço la vou na minha excursão semanal fazer umas compritas ...

Bacalhau nunca lo hay visto ... um destes dias fui "enganada" ... estavam la umas "coisas" congeladas que pela fotografia pareciam lombinhos de bacalhau ...nada disso ... n era mau mas eram lombos de pescada prensados ...

O vinho do Porto esse sim ... ja o vi muitas vezes e até com alguma variedade de marcas ... mas a verdade é que no campo das bebidas alcoolicas prefiro as marroquinas ... vinho tinto Medallion, vinho branco Cap Blan e a boa da Flag Special ...

Se souberes de algum sitio em Tanger onde vendam carne de porco (tipo costoletas, entremeadas e afins) avisa-me por favor !!!

Muito obrigado pela visita e pelas dicas e uma beijoca grande

Tulli disse...

Oi Silvia!

Com este comentário sinto-me tocado... por razões óbvias!

É a primeira vez que vejo o teu blog/diário público e ... soube-me bem...

A ver se qd vieres tb combinamos qq coisa... nem q seja uma conversa no msn! :D

bjs mts.

Anónimo disse...

Ola Silvia!
Em Tanger nao sei! Mas posso me informar deve haver com certeza...Em Rabat sei que ha varios talhos onde podes comprar carne de porco alem da charcuteria que podes (suponho eu) tambem encontrar no Marjan de Tanger. Quanto aos vinhos da ultima vez que la estive (em julho passado) comprei umas garrafas de tinto "les coteaux de l'atlas" de 2002 é um vinho DOC (pois tambem ha esta denominação em Marrocos) que pertence a uma adega marroquina de Meknes (www.lescelliersdemeknes.com) e devo dizer que gostei muito.
O norte (de marrocos claro) tem muita coisa para ver mas o medio atlas (depois de Meknes): Ifrane, Azrou, Michlifen, tambem sao interessantes (uma especie de Beira interior) particularmente nesta altura do ano ou la para janeiro...depende ;)
Bjs.
MT

Anónimo disse...

¿y chambao? ¿te gusta no?

SM disse...

MT,

Fico a aguardar as indicações dos talhos em Tanger.

Charcutaria arranja-se … bacon … e umas “especies” de fumados espanhois dos quais eu desconfio sempre um bocadito … a verdade é que estou habituada aos belos enchidos alentejanos e outras coisas soam me sempre mal.

Amanhã vou ver se arranjo uma garrafinha desse vinho que aconselhas … como já disse o Medaillon Tinto tem sido a minha escolha de eleição … mais uma vez faz me lembrar os belos vinhos do Alentejo … vou comprar e depois dou-re a minha opinião.

Muito obrigado pelas visitas e uma beijoca grande

SM disse...

Querido Tulli !!!

E uma alegria grande ter visitas por este meu canto mas a de ter visitas de velhos amigos ainda é maior !!!

E claro que fica prometida uma conversa no regresso !!! Quero saber tudo tudo sobre as tuas aventuras no mundo da culinaria … e fico a aguardar mais comentarios por estes lados.

Beijocas grandes

Capitão-Mor disse...

Adorei ter conhecido o teu blogue! Abraços de um expatriado no Brasil!

Anónimo disse...

Café podes comprar um café instantâneo com o nome de “Carte Noire“.
Quem escreveu que Meknes e Fés é uma maravilha, convido a viver lá durante quase 2 anos, e talvez mude de ideias… Tanto quanto sei SM, já tinhas visitado Marrocos em férias, gostava imenso de saber se a tua opinião sobre os árabes se mantem inalterada após estes meses de convivência?

SM disse...

Bom dia Ca,

O Carte Noire efectivamente é o café que se usa aqui no escritorio e o que uso em casa (quando acaba o Delta!).Outra marca que ja experimentei é a Dubois. E + caro que o Carte Noire mas é melhor.

Em relação ao teu pedido ... vou deixar a minha resposta para um post ainda este fim de semana.

Obrigado pela visita e beijocas grandes