terça-feira, 11 de dezembro de 2007

As primeiras experiências marroquinas ...

Quando vim trabalhar para Marrocos o meu conhecimento da realidade do pais era reduzido ... era a 4a vez que aterrava no aeroporto de Casablanca, sendo todas as anteriores viagens de trabalho de curta duraçao ...

Da primeira vez fiquei 4 dias ... grande saga ... entrega de duas propostas, uma delas (dentro de uma mala!) perde-se no voo entre Lisboa e Casablanca ... junto com a proposta desapareceu a mala de viagem de um administrador da empresa que vinha para uma reuniao com o Cliente ... ainda me lembro da cara de pau da menina que estava no balcão da Royal Air Maroc quando fomos reclamar os objectos perdidos : "O avião vinha cheio ? .... Sim, vinha com os lugares todos preenchidos .... Ah, é normal. Quando o avião vem cheio as malas não podem vir !!! Devem vir no aviao da noite!!!" ... ficamos todos para morrer com a resposta !!!

Grande confusao armada e um dia de correria louca a fazer a copia da proposta que tinha que ser entregue junto com o original e que estava em circulaçao ... para descontrair ainda descemos o Boulevard Zerktouni e fizemos uma visita à Grande Mesquita de Casablanca ... 1 da manha a caminho de Rabat com chauffer e duas copias da proposta (a perdida sempre chegou!!!) ... nem tivemos oportunidade para disfrutar das belissimas camas do Sofitel de Rabat (recomendo!!!) ...

Dia seguinte os primeiros a chegar com a proposta .... apreensao total quando 5 minutos antes da hora marcada ninguém aparecia ... nada de grave ... estamos em Marrocos e às 9h10 la apareceram os restantes concorrentes e o juri !!!

Missao cumprida ... comboio para Casablanca (1a classe que a turistica é meio durinha!!!) ... encontro na Estaçao de Casa-Port com um colega e viagem até El-Jadida para noite passada no Ibis... o programa do dia seguinte era visitar a obra que se encontrava em realizaçao naquela zona ... muita foto muita pergunta muito espanto com o facto de tarefas perfeitamente mecanizaveis continuarem a se feitas à mao ... "sai mais barato" explicaram-nos .... viagem de regresso a Casa ... partida no aviao da noite ....


A segunda viagem a Marrocos foi a chamada viagem relampago ... 4a feira às 19h estava no escritorio e alguém (que manda!) decidiu que eu devia ir à reuniao com o Cliente no outro dia ... a partida às 8h da manha ... bilhete apanhado a correr no balcao da agência de viagens ... viagem de aviao para rever apontamentos e treinar o francês ... ;-) ... reuniao de manha correu muito bem ... belo almoço com o Cliente ... passagem pela embaixada para cumprimentar o Sr. Embaixador e ala para Casablanca e aviao para Lisboa ....


Terceira viagem .... 3 dias .... nada de ocorrências ... entrega da proposta sem percalços em Rabat, com direito a visita à medina .... aviao de volta para Lisboa ...


A minha opiniao sobre Marrocos era de que até era um pais interessante ... nunca me passou pela cabeça que alguma vez veria para ca trabalhar ... nao sei se teria mudado de opiniao mas nao me parece ... a verdade é que ca estou ... a prazo mas ca estou ....

2 comentários:

Capitão-Mor disse...

Em 2001 visitei Marrocos. Fiz um périplo por Casablanca, Marrakesh, Essaouira e El Jadida. Gostei bastante. Impressionante com o entramos num mundo totalmente oposto do nosso...
Quanto ao avião, lembro-me de ter feito reserva através da Portugália. Quando cheguei ao aeroporto fiquei abismado com um bimotor de cerca de 20 lugares que me aguradava!!! :)

SM disse...

Ahahahaha !!!

Reserva pela Portugalia deve significar viagem no Beechcraft da Regional Air Lines !!!

E lindo !!! Eu a primeira vez que fiz a viagem numa coisa dessas achei um piadão ... a garrafa da agua entalada entre o banco da frente e a "parede" do avião ... lindo lindo !!!

Imagina tu que num avião desse tamanho e com todos os lugares à janela ainda houve tempo para uma "Madame" tuguesa arranjar uma discussão por causa dos lugares !!!