sábado, 15 de dezembro de 2007

Aïd el-adha ou Aïd el-Kebir - la grand fête

Bom, apesar de ser sabado à tarde e por aqui so se costumar trabalhar sabado de manhã, hoje estou no escritorio ... como estamos quase de partida é importante deixar as coisas orientadas e organizadas para não haver problemas enquanto estivermos fora.

Ja tive oportunidade de vos falar alguma coisa sobre as tradições muçulmanas e as festas religiosas que são celebradas aqui em Marrocos. Hoje vou falar-vos um bocadito a festa que se aproxima. As fontes destas informações são, como de costume, a boa da Wikipédia e as informaçoes recolhidas sur place.


L'Aïd el-Kebir ou, em arabe, ʿīd al-kabīr, عيد الكبير, expressão que traduzida à letra significa "a grande festa", é a festa muçulmana mais importante. Também designada por Aïd el-Adha,ʿīd al-ʾaḍḥā, عيد الإضحى , (a festa do sacrificio), marca o final do periodo de peregrinação a Meca e tem lugar no dia 10 do ultimo mês do calendario muçulmano, designado por Dhou al Hijja. Este ano esse dia corresponde ao dia 21 de Dezembro.

É celebrado pelos muçulmanos de todo o planeta em memória da disposição do Profeta em sacrificar o seu filho Ismail conforme a vontade de Deus.

Os muçulmanos acreditam que o Profeta conversou com Deus em sonho, e que este lhe disse para sacrificar aquilo que lhe era mais preciso e amado, o seu filho. O Profeta relatou ao seu filho a vontade de Deus, e este concordou com o sacrifício. Ambos partiram para Mina, cidade perto de Meca, onde Ismail morreria. Pelo caminho, o Profeta foi tentado pelo demónio, que disse para desobedecer a Deus. Mas este ignorou a tentação, colocou uma venda em seus olhos para não ver o que mais lhe fazia sofrer, e cortou a garganta de seu filho. Quando retirou a venda, reparou que Deus colocou ao lado do seu filho um carneiro, que foi morto em vez de Ismail.

O festival desenrola-se durante quatro dias. No primeiro dia, homens, mulheres e crianças vestem as melhores roupas que possuem e realizam a oração numa grande congregação. Todos os muçulmanos que possuem meios económicos devem sacrificar carneiros como forma de lembrar o acontecimento. Em alguns casos em vez de carneiros sacrificam-se bodes, bois e camelos. É condição obrigatória que o animal seja macho, adulto e saudável.

A carne que resulta destes sacrifícios é distribuída por familiares, vizinhos e pobres.

Os muçulmanos que vivem em países ocidentais ficam impossibilitados de realizar este festival, uma vez que a legislação da maior parte destes países estabelece que os animais devem ser abatidos em matadouros. Estes muçulmanos optam por fazer donativos a organizações que executam o sacrifício em seu nome e distribuem a carne entre os pobres de um país escolhido pelo doador.


Este festival serve também para visitar amigos e familiares, com os quais se trocam presentes.


Pelo que me apercebi, é mais ou menos como o nosso Natal. Toda a gente regressa às suas terras de origem para se juntarem à familia e a festa é grande.

Por estes dias os coitados dos carneiros andam tao aflitos como os perus na vespera de Natal ... as ofertas no campo das vendas sao diversificadas e podem inclusive comprar-se carneiros vivos no supermercado (nao imaginam o cheiro que é!!!) ... a verdade é que ninguém passa sem comprar o belo mouton.

Este ano foi mau, dizem por ai, porque nao houve muito pasto para os bichos ... assim um mouton jeitoso custa na ordem dos 3.000 DHs ... se pensarem que o ordenado minimo neste pais é de 2.000 DHs liquidos ... percebem porque é que hoje estou a trabalhar ... tenho uma tropa de gente à porta do escritorio a pedir "avancement de salaire" ... so "hipotecando" uma parte do salario que deveriam receber em Janeiro é que conseguem fazer face às despesas desta altura ... mas isso nao importa ... o que importa mesmo é cumprir a tradiçao !!!!

Caso alguém mais "letrado" que eu nestas coisas da religiao e celebraçoes muçulmanas passe por aqui e encontre alguma incorrecçao desde ja as minhas desculpas ... a Wikipedia disse durante muito tempo que o nosso primeiro era e engenheiro e no fim foi-se a ver ....

4 comentários:

Capitão-Mor disse...

Adorei este pedacinho de história...
Boa semana para ti!

Era uma vez um Girassol disse...

Já me fartei de rir, Susana!
Que delícia de texto...
Pelos vistos estás de volta ao país de origem e eu de partida para o Oriente....
Beijinhos

Capitão-Mor disse...

Não percas o episódio 3 das vampiradas! :)

Capitão-Mor disse...

Fiz-te uma dedicatória lá no meu espaço!