Como ja vos disse aqui a uns dias, neste momento estou sem TV Cabo e portanto sem canais portugueses para ver ... restam me alguns canais livres de informação : Aljazzera Internacional, BBC World, TV5 Monde e a Euronews (a unica onde consigo ouvir noticias em português) ... de vez enquando la vejo o AXN e a Fox transmitidos pela Digital + (de nuestros hermanos).
E claro que bom bom era ter a boa da RTP 1 e todos os canais que lhe fazem companhia na TV Cabo mas a vida é mesmo assim ...
Hoje enquanto almoçava estive a ver um programa muito engraçado na BBC Worl, o World Challenge 2007. Ao contrario do que o nome à primeira vista indica não é um programa de desporto. E um programa patrocinado pela Shell e que apresenta reportagens de uma serie de pequenos projectos que se desenvolvem por esse mundo fora e que têm como objectivo melhorar as condiçoes das populações locais. No final do ano os espectadores elegem qual o melhor projecto e a Shell faz uma oferta monetaria para ajudar o projecto.
Os projectos de hoje (mostram 2 por programa) eram da América do Sul e do Uganda. Tenho que confessar que o do Uganda me deixou a pensar ... e muito ... uma serie de professores de escolas primarias chegaram à conclusão que a maioria das raparigas que conseguiam captar para a frequência do ensino primario faltava, por mês, no minimo 5 dias às aulas. A razão destas faltas que afectavam grandemente o seu rendimento escolar e que fomentava o abandono ao fim de poucos meses : a menstrução!
O problema não reside em qualquer razão cultural que as faça ficar em casa ... o problema reside no facto tão simples como seja o de os pensos higiénicos terem um preço tão elevado que as suas familias não os podem comprar. A solução pensada por este grupo de professores : fabricar pensos higiénicos nas escolas ... feitos com matérias primas locais como sejam as fibras de papiro, os restos dos papeis da secretaria da escola e de diversas pequenas empresas que aderiram ao projecto e com meios perfeitamente artesanais que passam pelo fabrico de uma pasta de papel muito semelhante à que eu me lembro de usar no infantario para fazer mascaras de carnaval ... assim, com uma solução simples, barata e em que toda a comunidade escolar participa conseguiram melhor e muito a taxa de absentismo da populaçao feminina das escolas.
Perante uma reportagem destas ... perdi completamente a vontade de me "queixar" e de vos contar os problemas que tive esta semana ... para o meu pequeno mundo são coisas graves e que me afectaram bastante ... mas pondo as coisas em perspectiva, eu tenho uma casa em meu nome em Portugal (que a CGD fez o favor de me ajudar a comprar!), com àgua, electricidade, internet e todas as outras coisas a que estamos habituados. Tirei um curso superior, recebi o meu primeiro ordenado 15 dias depois de fazer 23 anos ... tenho uma familia que adoro e que esta sempre do meu lado ... tenho alguém que me espera em casa sempre que a viagem de regresso me leva la seja ela de Marrocos ou de outro sitio qualquer .... a verdade é que se pensar nas coisas boas que enchem a minha vida ... tudo o resto parece muito pequeno ... e então se pensar na vida destas raparigas e de milhares de outras pessoas por esse mundo fora que não sabem se vão conseguir jantar hoje ou almoçar amanhã .... apenas posso dizer que sou uma pessoa muito feliz e priveligiada ....