sexta-feira, 5 de outubro de 2007

CNI e as burocracias marroquinas

Conforme ja tinha dito, o passo seguinte na via da legalização/oficialização da minha condição de trabalhadora/residente em Marrocos passa pelo pedido da Carte Nacionale d’Identite (vulgar CNI). Este cartãozito não tem uma utilidade por ai além a não se permitir que eu permaneça no reino mais do que 90 seguidos ... coisa que não me interessa muito porque 90 dias sem ir à santa terrinha ja é mau mais que isso é impensavel!!!

De qualquer forma e nem que seja para mais tarde mostrar aos meus netinhos ja decidi que vou tratar de pedir a boa da CNI ...

Pedi a alguém marroquino e com os devidos conhecimentos na policia para me dar a lista das coisas que eram precisas ... hoje trouxeram me essas indicações.

So para registo e para vocês verem que qualquer serviço publico português é aprendiz comparado com estes senhores, passo a listar :
- 9 fotografias (as tais muito pequenas ...)
-1 copia certificada da primeira folha do passaporte
-1 copia certificada do contrato de arrendamento
-1 copia certificada da folha do passaporte onde esta o ultimo carimbo de entrada em Marrocos (esta indicação era escusada ... os tipos da alfandêga existem em carimbar sempre na mesma folha o que impede a identificação de qualquer dos carimbos ai colocados)
-2 copias certificadas do contrato de trabalho, devidamente aprovado pelo Ministério do Trabalho
-60 DHs para as despesas
-2 impressos para preencher

Ok, a lista nao é enooorme é so um bocadito extensa ... mas expliquem me la para que é que os marroquinos querem 9 ... sim 9 fotografias minhas ... a treta do cartão so leva 1 !!! O que raio é que eles fazem com as 8 que sobram ... não faço ideia mas não me agrada nada a ideia de ter a minha foto espalhada por todo reino ...

Bom ... de qualquer maneira ja tinha decidido que ia tratar dos papeis e assim vai ser ... amanhã vou vestir uma camisinha jolie ... tenho uma que comprei por ca com um colarinho todo bordado ... é capaz de ser uma opção ... e la vou tirar as fotos ... 2a ou 3a vou ter com o irmão de um colaborador nosso que é policia aqui na terra para ver se consigo evitar grandes confusões e vou tratar de tudo comme il faut. Ja sei que isto é coisa para demorar pelo menos 2 meses ... la para o Natal devo ter a boa da CNI ...

1 comentário:

Anónimo disse...

Com um bocadinho de sorte podes deixar a morada de Portugal e pedir para te enviarem a CNI pelo correio.... claro que tens que deixar os portes pagos....
Quanto às fotos... que queres... quando se é linda é assim... todos querem ficar com uma recordação!

Bjoka

TJ