sábado, 27 de outubro de 2007

O "sacrificio" do mouton

Eu sei que ainda para ai muuuuita gente ansiosa por saber o qu aconteceu ao bom do mouton ... bom talvez não sejam assim tantos, mas a verdade é que ja ouve perguntas sobre o assunto o que significa que ainda alguém que vai passando por aqui ... boa, boa !!!

Bom, antes mais informo que esta semana tem sido para esquecer ... passei dos piores momentos que ja tive desde que cheguei a Marrocos e ontem à tarde senti estar à beirinha do precipicio ... falei com algumas pessoas e hoje ja estou mais calma ... o importante mesmo é circunstanciar as coisas e perceber que enquanto à vida à esperança ... às vezes não conseguimos é ver isso sozinhos .... bom ... mas as considerações sobre a semana ficam para outros posts. Agora ao que interessa !!!

A historia do mouton deixou-me deveras intriga e la andei a fazer umas perguntas para tentar perceber o espirito da coisa. Que o cordeiro era um animal especial para a religião muçulmana eu ja sabia. Inclusivé 2 meses e 10 dias apos o final do Ramadão celebra-se a Festa do Cordeiro (Fête du Mouton) onde a familia se reune toda e é da tradição a morte de um cordeiro/carneiro para servir de refeição desses dias.

Posto isto, que eu ja sabia, la me explicaram que o cordeiro/carneiro é um animal cheio de simbolismo é que se considera ser portador de boa sorte. Assim, é habitual quando uma pessoa/familia/instituição da inicio a alguma coisa que é muito importante (uma ida para a faculdade, a construção de uma nova casa, uma gravidez, a inauguração de uma loja ....) matar-se um cordeiro para "dar sorte". No caso de o acontecimento ter uma ligação fisica com algum lugar (no nosso caso o estaleiro da obra!) é importante que a morte ocorra nesse local e o sangue seja espalhado pelo terreno desse local ...

Ok ... eu sei que é estranho para a cultura ocidental ... mas se vocês vissem a forma como os marroquinos levam isto a peito ... desdes os operarios até aos directores ... o cordeiro foi oferecido por um das empresas que tem subempreitadas para nos. Os dois socios da empresa estavam presentes, bem como toda a equipa do Dono de Obra que fiscaliza a obra ... quem matou o animal foi um dos fiscais ...

E esquisito e pode soar a "repugnante" ... a verdade é que todos os "bichos" que comemos no nosso dia-a-dia foram mortos ... este foi morto talvez de uma forma mais "barbara" ... mas trouxe um conforto moral muito grande a uma serie de gente que tem muito trabalho duro pela frente ... se tal existe acho que foi uma morte util ...

Bom, estou à espera de comentarios menos agradaveis de algumas pessoas que possam vir a ler isto ... compreendo que o façam mas a minha opinião é mesmo esta !!!

Porque a estrela do momento foi ele, deixo-vos aqui uma fotografia do "bichinho" ... tenho outras mas essas podem ferir pessoas mais susceptiveis !!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Ola bom dia .
Tambem ando por marrocos.
acompanho o teu blog e compreendo bem o que escreves.

Admiro o teu refugio, escreves e muito bem.
continua e uma optima forma de preencher algum vazio

Parabens continua.

Estou aqui por tanger alguma coisa
e so falar...
continuação de optimos textos..

Hpinho

SM disse...

Ola "anonimo",

Sabes que este blog tem ajudado a "espugar" algumas das magoas ... é uma companhia nos dias mais dificeis ... começou por ser uma forma de contar ao pessoal em Portugal o que se passa por aqui e agora é uma necessidade ...

Além do mais descobri que, muitas vezes, os comentarios de pessoas que não conheço são aqueles que marcam mais ...

Aparentemente estamos perto em termos fisicos ... se quiseres identificar te quem sabe se um dia destes não podemos ir tomar um café e partilhar algumas das experiências que este pais nos tem trazido ...

Beijocas e obrigado,
SM

Anónimo disse...

Demónio, nem devias pôr a foto do animal...