quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Coisas Serias - The Dhaka Project

Recebi hoje um mail de uma amiga (daquelas especiais e que não sao nada faceis de encontrar!) que me pedia para divulgar uma ONG muito especial ... curiosamente vi na televisão, ainda antes de vir para Marrocos, a reportagem que ela refere sobre The Dhaka Project e fiquei maravilhada ... a pessoa que teve esta ideia e que é o motor deste projecto é portuguesa e tem a minha idade ... extraordinario !

Deixo-vos aqui o mail que recebi :

" (...) Mais uma vez venho divulgar um projecto de solidariedade e por isso aqueles que não estejam interessados, ou curiosos, escusam de ir além do 1º parágrafo que eu não me chateio (até porque nunca o saberei!).

Há alguns meses uma reportagem da RTP deu-me a conhecer um projecto que me prendeu a atenção, o Dhaka Project (
www.thedhakaproject.org ou http://thedhakaprojectpt.blogspot.com). Um projecto de solidariedade desenvolvido nos bairros pobres de Dhaka, capital do Bangladesh, e que presta auxílio a uma comunidade extremamente carenciada, tentando tornar as famílias auto-suficientes, evitando assim um ciclo de dependência.

Entre outras coisas o que me despertou a curiosidade foi o facto de ser um projecto low-cost, sem uma "pesada" máquina administrativa e institucional por trás e que por isso está muito mais próxima das pessoas, conseguindo assim, ainda que num universo mais reduzido, prestar auxílio efectivo e introduzir extraordinárias melhorias nas suas vidas. Claro que decisivo para me captar a atenção foi o facto da mentora deste projecto ser uma rapariga portuguesa residente no Dubai, com sensivelmente a minha idade, e que com uma enorme generosidade decidiu dedicar grande parte do seu tempo e os seus recursos a ajudar pessoas de um país diferente daquele em que nasceu e daquele em que vive. Desde aí tenho vindo a acompanhar os passos do Projecto e os objectivos alcançados.

Para os que tiverem tempo, e interesse, recomendo que vejam a reportagem ou que explorem o site internacional e o blog português (a associação já está legalizada em Portugal).
(...)"

Da minha parte aqui fica a divulgação e um link na barrita aqui ao lado para chegarem ao blog do projecto (escrito em português!) mais depressa ... a vontade de fazer algo mais ficou ... vamos ver quando se concretiza ...

1 comentário:

Alda Inácio disse...

Vim conhecer o seu pedaço e convidar para vir brigar no meu pedaço, grande beijo e muito prazer, Alda Inacio