domingo, 28 de outubro de 2007

Um domingo a ver televisão

Como ja vos disse aqui a uns dias, neste momento estou sem TV Cabo e portanto sem canais portugueses para ver ... restam me alguns canais livres de informação : Aljazzera Internacional, BBC World, TV5 Monde e a Euronews (a unica onde consigo ouvir noticias em português) ... de vez enquando la vejo o AXN e a Fox transmitidos pela Digital + (de nuestros hermanos).

E claro que bom bom era ter a boa da RTP 1 e todos os canais que lhe fazem companhia na TV Cabo mas a vida é mesmo assim ...

Hoje enquanto almoçava estive a ver um programa muito engraçado na BBC Worl, o World Challenge 2007. Ao contrario do que o nome à primeira vista indica não é um programa de desporto. E um programa patrocinado pela Shell e que apresenta reportagens de uma serie de pequenos projectos que se desenvolvem por esse mundo fora e que têm como objectivo melhorar as condiçoes das populações locais. No final do ano os espectadores elegem qual o melhor projecto e a Shell faz uma oferta monetaria para ajudar o projecto.

Os projectos de hoje (mostram 2 por programa) eram da América do Sul e do Uganda. Tenho que confessar que o do Uganda me deixou a pensar ... e muito ... uma serie de professores de escolas primarias chegaram à conclusão que a maioria das raparigas que conseguiam captar para a frequência do ensino primario faltava, por mês, no minimo 5 dias às aulas. A razão destas faltas que afectavam grandemente o seu rendimento escolar e que fomentava o abandono ao fim de poucos meses : a menstrução!

O problema não reside em qualquer razão cultural que as faça ficar em casa ... o problema reside no facto tão simples como seja o de os pensos higiénicos terem um preço tão elevado que as suas familias não os podem comprar. A solução pensada por este grupo de professores : fabricar pensos higiénicos nas escolas ... feitos com matérias primas locais como sejam as fibras de papiro, os restos dos papeis da secretaria da escola e de diversas pequenas empresas que aderiram ao projecto e com meios perfeitamente artesanais que passam pelo fabrico de uma pasta de papel muito semelhante à que eu me lembro de usar no infantario para fazer mascaras de carnaval ... assim, com uma solução simples, barata e em que toda a comunidade escolar participa conseguiram melhor e muito a taxa de absentismo da populaçao feminina das escolas.

Perante uma reportagem destas ... perdi completamente a vontade de me "queixar" e de vos contar os problemas que tive esta semana ... para o meu pequeno mundo são coisas graves e que me afectaram bastante ... mas pondo as coisas em perspectiva, eu tenho uma casa em meu nome em Portugal (que a CGD fez o favor de me ajudar a comprar!), com àgua, electricidade, internet e todas as outras coisas a que estamos habituados. Tirei um curso superior, recebi o meu primeiro ordenado 15 dias depois de fazer 23 anos ... tenho uma familia que adoro e que esta sempre do meu lado ... tenho alguém que me espera em casa sempre que a viagem de regresso me leva la seja ela de Marrocos ou de outro sitio qualquer .... a verdade é que se pensar nas coisas boas que enchem a minha vida ... tudo o resto parece muito pequeno ... e então se pensar na vida destas raparigas e de milhares de outras pessoas por esse mundo fora que não sabem se vão conseguir jantar hoje ou almoçar amanhã .... apenas posso dizer que sou uma pessoa muito feliz e priveligiada ....

6 comentários:

Anónimo disse...

Só te falta voltar a Madrid mais uma vez e aproveitar que por agora ando por cá...P.S. Aqui também já encontrei a cerveja Flag. E esta hein?

SM disse...

Madrid ja esta na lista das proximas visitas definitivamente ... entao se da direito a uma Flag fresquinha, melhor ainda!!!

Ainda vais ter que me explicar é esse nome que arranjaste ... ainda estou a decidir se me agrada ou não !!!

Beijocas e boa estadia

Era uma vez um Girassol disse...

Como gostei deste post...
Tão interessante esse projecto do Uganda, como nos faz pensar!
E deixar as queixas e lamúrias quando existem problemas mesmo graves para resolver.
Tão simples como perceber quanto somos bafejados pela sorte por ter nascido nesta parte do planeta...
Beijinhos

Anónimo disse...

Se não tens TV, porque não actualizas o teu blog?...

Hands of Time disse...

Realmente por vezes temos de parar e pensar tudo aquilo que temos e por vezes nem nos apercebemos da sorte que temos!! ;) Concordo plenamente!

SM disse...

Realmente até tenho tido algum tempo para actualizar este cantinho ... mas sinceramente não ando com muita paciência ... ando preocupada com uma serie de coisas e não tenho grande espirito para me sentar a escrever ... vamos aguardando por melhores dias !!!

;-)